
Capas para piscinas: Conheça os tipos de capa para piscina
A função das capas é promover a segurança no ambiente de lazer, seja para impedir acidentes ou evitar qualquer tipo de sujeira como folhas, galhos e poeira na água.
Sem contar o papel de manter a piscina quentinha e diminuir as despesas com produtos químicos e energia elétrica.
A Sibrape, fabricante de piscinas de vinil, disponibiliza três modelos de capas.
Capa de piscina com dreno
Quando faz sol, a capa com dreno da Sibrape protege a piscina da poeira, folhas e objetos.
Quando chove, o seu sistema de drenagem retira o volume de água que pesa sobre ela. Basta ligar o filtro na posição drenar, abrindo apenas o registro de aspiração. A ponta da mangueira que sai do dreno da capa é conectada no dispositivo de aspiração. O dreno, localizado na parte central da capa, elimina toda a água acumulada sobre ela por meio do processo de aspiração da piscina. Isto evita futuros problemas, como a formação de algas sobre a capa, mau cheiro, possibilidade de se tornar criadouro de mosquitos como o da dengue e outros riscos à saúde causados por água parada.
O dreno, feito de PVC, é soldado no centro da capa, o que é uma exclusividade Sibrape, já que em outros modelos é só colado. A capa é confeccionada com laminado de PVC, reforçado com substrato 100% poliéster de alta tenacidade e bainha reforçada com corda de nylon. Na bainha vem um número de fábrica que facilita para o consumidor caso ele precise fazer outra capa igual. É só informar os dados ao fabricante que, localizados no sistema, aparecem todas as medidas da piscina, evitando que sejam feitas novamente — com exceção das capas fabricadas com molde.
A capa com dreno também é uma proteção para o bolso, porque com o seu uso economiza-se produtos de limpeza, tempo de filtragem e aspiração.
Capa de piscina de tela
A capa de tela Sibrape funciona como se fosse uma grande peneira que capta galhos, folhas e objetos. E também ajuda na economia de energia elétrica para a limpeza da piscina, porque reduz o tempo de filtragem e aspiração.
Como é uma tela, na época de chuva não acumula água sobre ela. É feita em malha poliéster impregnada com PVC; a borda azul é confeccionada com laminado de PVC reforçado com substrato 100% poliéster de alta tenacidade e bainha reforçada com corda de nylon.
A capa de tela também vem com um número de fábrica para facilitar a segunda confecção, como na capa com dreno.
Capa térmica de piscina
A capa térmica Sibrape é feita com resistentes bolhas de ar que ficam em contato com a água para reter o calor da piscina. Ao flutuar evita a evaporação, uma das grandes causas de perda de calor. As bolhas são resistentes a furos devido ao seu processo de fabricação eficiente, feito por meio de extrusão e não laminação.
Em piscinas aquecidas, a capa térmica mantém até 80% do calor e, quando utilizada em piscinas expostas ao sol, conserva a temperatura ambiente da água. É uma capa básica para o inverno e para academias com piscinas já aquecidas, que querem economizar energia elétrica.
Não é necessário fixá-la, porque deve ficar flutuando para que as bolhas de ar fiquem em contato com a água e cumpram a função de reter o calor. Deve ficar bem rente à borda da piscina para que não ocorra a evaporação da água pelas laterais e, consequentemente, a perda de calor.
É industrializada em filme plástico de 280 micras de espessura, com resistência à ruptura de 25 Mpa. Além dessas vantagens, a capa térmica também contribui para a redução de despesas com produtos químicos em função da diminuição da sujeira e evaporação na piscina.
Dicas de manutenção e uso das capas para piscinas
Ao limpar qualquer uma das capas de piscina, usar água e esponja macia.
Se ficar armazenada por um período muito longo, é aconselhável lavá-la e secá-la para depois ser dobrada e guardada novamente. Caso contrário, os resíduos de produtos químicos da água da piscina podem danificar.
Guarde-a sempre em lugar seco e protegido do sol.
Quando for preciso arrastar a capa sobre a borda da piscina ou pedras ao redor, verifique se não há objetos cortantes. Se as pedras de acabamento forem muito ásperas, podem provocar pequenos furos por atrito.
É aconselhável, para maior conservação da capa, a sua retirada durante a aplicação de produtos químicos, principalmente o cloro. Também é importante esperar o tempo de recirculação dos produtos químicos antes de recolocá-la.
Não é recomendado aplicar cloro em pastilhas com flutuadores embaixo da capa, porque os gases provenientes desse produto podem queimar e corroer o produto.
Dicas Relacionadas
-
Capas para piscinas: Conheça os tipos de capa para piscina
A função das capas é promover a segurança no ambiente de lazer, seja para impedir acidentes ou evitar qualquer tipo de sujeira como folhas, galhos e poeira na água....
-
Cuidados com a motobomba da piscina
Como regra geral, as motobombas de piscinas são projetadas para trabalhar com água limpa e a baixas temperaturas......
-
Instalação da bomba de calor – Onde instalar seu trocador de calor
Agora que todo mundo já sabe o que é uma bomba de calor, vamos então falar com todo mundo......