Instalação da bomba de calor – Onde instalar seu trocador de calor

5908

Conhecido também como bomba de calor, é um equipamento utilizado no aquecimento de piscinas que utiliza um ciclo de compressão, condensação e evaporação de um determinado fluido refrigerante, sendo esta evaporação realizada através do calor retirado do ambiente onde ele é instalado. É um equipamento elétrico e bem pesado. Sua utilização no aquecimento de piscinas é comum em todo o país. Este ciclo citado é na verdade o ciclo de um sistema de refrigeração, assim como o da sua geladeira, porém no caso do trocador de calor ele aproveita o calor do ar que a geladeira despreza (e despreza o ar frio que a geladeira utiliza para resfriar seu interior).

 

Onde instalar o trocador de calor:

Agora que todo mundo já sabe o que é uma bomba de calor, vamos então falar com todo mundo. Afinal, onde instalar este trocador de calor para que ele consiga o total de sua eficiência no aquecimento da piscina?

1. Bom, o primeiro ponto que é importante citar é a presença de paredes, lajes e outras coisas que obstruam o fluxo de ar próximo do trocador. Como é um equipamento que realiza troca de calor com o ar ambiente, ele possui um ventilador que expulsa o ar gelado para realizar este processo. Caso seja instalado debaixo de uma laje, por exemplo, o ar gelado expulsado pra cima vai bater na laje e voltar a entrar na bomba de calor, que por sua vez precisa de ar quente. Não é difícil perceber que uma laje certamente reduzirá bastante a eficiência do equipamento.

2. O segundo ponto que eu gostaria de citar é a presença de plantas nos arredores do trocador. O evaporador, como mostrado na figura, é composto por uma série de tubos de passagem de gás e estes tubos atravessam uma série de aletas de alumínio. Entre estas aletas está o caminho do ar para dentro do equipamento. Então se houver excesso de plantas perto do trocador de calor, estas aletas serão rapidamente obstruídas por folhas, terra e poeira o que acarretará na redução do rendimento do aquecimento da piscina.

3. O terceiro fator que eu gostaria de lembrar é o seguinte: o trocador DEVE SER INSTALADO SOB O SOL!!! Sim! Ele deve ficar “no tempo”!!! Muita gente nos pergunta se o aquecedor da piscina pode tomar chuva e eis a resposta: ELE DEVE FICAR NO TEMPO! Sim! Tomar sol e chuva!

 

É um pré-requisito para o bom funcionamento do equipamento a incidência direta de sol sobre ele! A quantidade de sol que o trocador de calor toma por dia está diretamente relacionada com a eficiência do equipamento no aquecimento da piscina.

Fonte: http://sistemamanutencoes.com/

Dicas Relacionadas

  • 5909

    Capas para piscinas: Conheça os tipos de capa para piscina

    A função das capas é promover a segurança no ambiente de lazer, seja para impedir acidentes ou evitar qualquer tipo de sujeira como folhas, galhos e poeira na água....

    Continue Lendo +
  • 5907

    Cuidados com a motobomba da piscina

    Como regra geral, as motobombas de piscinas são projetadas para trabalhar com água limpa e a baixas temperaturas......

    Continue Lendo +
  • 5908

    Instalação da bomba de calor – Onde instalar seu trocador de calor

    Agora que todo mundo já sabe o que é uma bomba de calor, vamos então falar com todo mundo......

    Continue Lendo +